Tratamentos Cirúrgicos

BIOPCIA DE PELE

Procedimento de baixa complexidade feito sob anestesia local com finalidade diagnóstica ou terapêutica.

Pode ser de 2 tipos:

  • Incisional - remove-se apenas uma parte da lesão, como por exemplo, nos procedimentos com dúvida diagnóstica

  • Excisional - retirada total da lesão

Não requer preparo específico e os cuidados pós procedimento incluem o uso de cicatrizantes, a critério do dermatologista e a retirada de pontos entre 5 a 15 dias (dependendo da localização).


CALTERIZAÇÃO QUIMICA

Consiste na aplicação de uma substância cáustica sobre uma lesão cutânea, provocando a sua destruição.

O tratamento causa leve ardência ou sensação de pinicação bastante suportável. Logo após a a aplicação do ácido, a área fica esbranquiçada e pode ocorrer vermelhidão ao redor da área tratada, que tende a ceder poucos minutos após o procedimento. Nos dias subsequentes, forma-se uma crosta que tende a cair em até 15 dias.

Indicações: coadjuvante ao tratamento de verruga vulgar, queratose actínica, queratose seborréica, molusco contagioso, acrocórdons e xantelasma.

CURETAGEM

É o procedimento, que sob anestesia tópica, nos permite fazer uma pequena "raspagem" de lesões superficiais, como as de molusco contagioso, muito comuns em crianças pré escolares e escolares. Normalmente, em alguns dias, forma-se uma crosta que cairá espontaneamente após 7 a 10 dias.

Pode ser necessária a repetição do procedimento, caso não haja melhora completa ou se novas lesões aparecerem.

INFILTRAÇÃO INTRA-LESIONAL

A infiltração intra-lesional consiste na injeção de medicamentos dentro de uma lesão cutânea, para o seu tratamento.

Utiliza-se agulha bem fina e a medicação em alguns casos pode ser diluída com anestésico local.

Usualmente, são necessárias mais de uma aplicação e os intervalos entre elas variam de 15 a 30 dias.

Entre as doenças que podem ser tratadas pela infiltração intra-lesional estão a alopécia areata, o quelóide e a cicatriz hipertrófica.

REMOÇÃO DE LESÕES BENIGNAS

Neste tipo de procedimento, após a anestesia injetável, é feita uma incisão em fuso envolvendo a lesão a ser removida e que atinge todas as camadas da pele.

A ferida cirúrgica é fechada com sutura que pode ter pontos internos (com fios absorvíveis) e pontos externos (com fios não absorvíveis).

Os pontos externos são retirados entre 5 a 15 dias, dependendo da localização. Através desta técnica, podemos remover:

  • Nevos melanocíticos ("pintas")

  • Cistos epidérmicos

  • Lipomas

  • Outros tumores benignos

REMOÇÃO DE LESÕES MALIGNAS

Neste tipo de procedimento, após a anestesia injetável, é feita uma incisão em fuso envolvendo a lesão a ser removida e que atinge todas as camadas da pele.

A diferença com a remoção de uma lesão benigna, é que nesta, o procedimento é feito com uma margem de segurança, dependendo do tipo de tumor maligno.

Em alguns casos, dependendo do tamanho e da localização da lesão, pode ser necessária a rotação de retalho (roda-se uma área da pele contígua à lesão para fazer o fechamento da ferida cirúrgica) ou enxerto cutâneo (utiliza-se a pele de uma área distante da lesão para cobrir a ferida cirúrgica).